A Paragem Ferroviária do Pinheiro

Encontrei na Wikipédia, uma menção a um “Apeadeiro do Pinheiro“. De acordo com a tabela de preços datada de 1906, aquando da inauguração do troço ferroviário de Tavira a Vila Real, este apeadeiro devia ser ao invés uma “paragem” (que aparece com um “P” a seguir ao nome) ficava entre as estações de Conceição e Santa Rita, junto de uma Quinta com o mesmo nome. Não tenho conhecimento de nenhuma quinta com esse nome na zona rural envolvente da linha do comboio.

Tabela de preços praticada entre as estações da linha do Algarve (1906). É feita a referência a na altura o “apeadeiro” ser apenas uma paragem, a passar ser apeadeiro no futuro.

A estação de Santa Rita fica junto do sitio da Caiana, lugarejo junto da EN125 aonde passa o Ribeiro do Lacem com vendas e cafés. Portanto, este Apeadeiro haveria de ficar entre a estações da Conceição e de Santa Rita. Antigamente a EN125 atravessava a linha de comboio numa passagem de nível, cujas ruínas da casa do guarda ainda se podem ver do viaduto que foi construído nos anos 60.

Viaduto do alto do qual se tem umas excelentes vistas sobre as “traseiras” rurais de Cabanas, composto pelas Quintas da Barroca, Gomeira, “Perfumes” e Morgado. Deste Viaduto vê-se que a linha corta exactamenteuns armazéns dos terrenos de uma quinta actualmente conhecida por “Quinta dos Perfumes” . De acordo com o site da actual unidade agroturística “Quinta dos Perfumes”, esta dedicava-se à cultura de malvas, donde se extraía as essências.  Seria esta a antiga “Quinta do Pinheiro” !?!? Ou ficaria a norte do viaduto, mesmo junto da passagem de nível !?
Onde quer que fosse, situar-se-ia entre as estações de Santa Rita (esta desactivada) e a da Conceição.

A única maneira de saber era ter acesso aos horários do comboio posteriores a 1906, onde aparecesse esta mera “paragem” já como “apeadeiro” de pleno direito, e comparando a distância em termos de tempo com as duas estações adjacentes.

A resposta estará provavelmente guardada nos Arquivos Históricos da CP em Lisboa, mas neste momento não disponho de tempo nem vagar só para fazer uma coisa dessas.

3 comentários em “A Paragem Ferroviária do Pinheiro”

  1. Artigo interessante por acaso existe mesmo o antigo Apeadeiro Ferroviario Do Pinheiro que se trata daquela casa que está junto da EN125 a norte da ponte aqui na linha ferroviária na Conceição onde moro que também era conhecida pelos antigos como Paragem Da Quinta Do Pinheiro. Eu estou a fazer o levantamento de todos os Apeadeiros ferroviários algarvios que existiram.